Uma esperança obcecada

primeiras frases oscar wilde literatura o retrato de dorian gray revisao matuta blog.png

Primeiras frases de livros dessa semana com o início de “O Retrato de Dorian Gray” (“The Picture of Dorian Gray”, título do original em inglês), publicado em 1891, o único romance de Oscar Wilde.

A obra conta a história do jovem e belo Dorian Gray, que tem uma esperança obcecada em manter sua juventude e beleza a qualquer custo, por conta da influência do infame e irreverente Lord Henry.

Na tentativa de eternizar sua beleza, Dorian encomenda a pintura de um retrato seu ao amigo e artista Basil Hallward. A perfeição do retrato é tanta que o modelo deseja ardentemente permanecer para sempre como ele, enquanto o retrato envelheceria em seu lugar.

De algum modo, é o que acontece: enquanto Dorian desfruta de uma vida imoral com sua beleza e juventude eternas, o quadro evidencia a decadência do corpo na velhice.

Mas será que a esperança de ser jovem e belo para sempre traz problemas para nosso protagonista? Até que ponto podemos enganar a vida e a morte?

A conclusão é uma só: “Ugliness is the only reality” (“A feiura é a única realidade”).

The studio was filled with the rich odor of roses, and when the light summer wind stirred amid the trees of the garden there came through the open door the heavy scent of the lilac, or the more delicate perfume of the pink-flowering thorn

Deixe um comentário